Número total de visualizações de páginas

domingo, 22 de maio de 2011

Webquest - Docente: Maria João Martins

Falar Verdade a Mentir de Almeida Garrett – 8º Ano
 
Introdução

Falar Verdade a Mentir é um texto dramático da autoria de Almeida Garrett. Esta obra faz parte das sugestões de leitura orientada para o oitavo ano de escolaridade do Programa de Português e é recomendada pelo PNL – Plano Nacional de leitura.

Tarefa
        Vamos, então, iniciar uma viagem ao longo das várias páginas que constituem este livro. Terás oportunidade de descobrir diversos aspectos que, certamente, te irão permitir perceber melhor o texto dramático e a simbologia da peça de teatro Falar Verdade a Mentir.
O requisito essencial para a realização deste trabalho é a leitura integral e atenta da obra. O trabalho será realizado em grupo e apresentado à turma através de uma apresentação em Power-Point. Os grupos serão formados numa aula da disciplina de Língua Portuguesa.
 Os temas de trabalho que sugerimos são os seguintes:
I  - Biografia e bibliografia do autor Almeida Garrett;
II – História do Teatro;
III - Vocabulário do Texto dramático / Teatro;
IV – Análise das cenas I a IV;
V - Análise das cenas V a XII;
VI - Análise das cenas XIII a XVII.

Processo
        Para concretizar esta viagem, são propostas as seguintes tarefas aos diferentes grupos.

Grupo I - Biografia e bibliografia do autor Almeida Garrett
Aluno 1: Biografia de Almeida Garrett – Vida, actividade, prémios

Aluno 2: Bibliografia activa de Almeida Garrett - obras escritas pelo autor

Aluno 3: Bibliografia passiva de Almeida Garrett – obras escritas sobre Almeida Garrett

Grupo II – História do Teatro
 Aluno 1: História do Teatro no mundo;

 Aluno 2: História do Teatro em Portugal.

Grupo III - Vocabulário do Texto dramático / Teatro
Aluno 1: Significado de vocábulos relacionados com o texto dramático – Acto; Cena; Didascálica; Réplicas; Aparte; Dramaturgo

Aluno 2: Significado de vocábulos relacionados com o espectáculo teatral – Encenador; Cenógrafo; Figurinista; Cenário; Ponto.

Aluno3: Significado de vocábulos relacionados com o espectáculo teatral – Palco; Plateia; Actor/Actriz; Figurante; Adereço.

Grupo IV – Análise das cenas I a IV
Aluno 1: Resumo da cena I e II (acção, espaço, tempo, personagens)

Aluno 2: Resumo da cena III e IV (acção, espaço, tempo, personagens)

Grupo V – Análise das cenas V a XII
Aluno 1: Resumo da cena V à cena VIII (acção, espaço, tempo, personagens)

Aluno 2: Resumo da cena IX à cena XII (acção, espaço, tempo, personagens)

Grupo VI – Análise das cenas XIII a XVII
Aluno 1:Resumo da cena XIII à cena XV (acção, espaço, tempo, personagens)

Aluno 2: Resumo da cena XVI à cena XVII (acção, espaço, tempo, personagens)
Recursos
Para concretizar o teu trabalho poderás consultar os seguintes sítios na Net:
Grupo I
http://martarib.tripod.com/biografia.htm
http://www.arqnet.pt/portal/biografias/garrett.html


Grupo III

Grupos IV, V e VI
http://linguaportuguesa8ano.blogspot.com/2010/04/falar-verdade-mentir-de-almeida-garrett.html
Avaliação
        A avaliação será realizada tendo em conta duas vertentes fundamentais: a participação e empenho na realização do trabalho proposto e a apresentação do mesmo trabalho à turma.
Conclusão

Agora que já conheces o texto dramático Falar Verdade a Mentir, não queremos que termines aqui a tua viagem, mas sim que a prolongues. Nesse sentido, aqui ficam duas propostas que certamente servirão para ampliar os teus conhecimentos e proporcionar descobertas interessantes:
Proposta 1 – Realiza uma pesquisa e selecciona um outro texto dramático à tua escolha, de entre a lista sugerida pelo PNL, e lê-o atentamente.
Proposta 2 – Escolhe uma outra obra da autoria de Almeida Garrett e lê-a. Terás à tua disposição vários títulos por onde escolher.
Certamente, ganharás em conhecimentos e ocuparás da melhor maneira o teu tempo! Boa leitura!
E não te esqueças: Um livro é um amigo para além do tempo e do espaço!

Sem comentários:

Enviar um comentário